quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PROJETO DE HISTÓRIA: VINDOS DO PARANÁ

PROJETO: VINDOS DO PARANÁ
Profª Orientadora: Angela Maria Vieira

          Nesse ano de 2016  estamos desenvolvendo na área de História o Projeto: Vindos do Paraná que busca resgatar a memória do povo paranaense, os quais vieram para Joinville e mais especificamente para o bairro Espinheiros em busca de oportunidades.










         

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PROJETO: DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA - 2015

          No ano de 2015 foi desenvolvido o projeto Diálogos entre História e Literatura que visava estabelecer um elo de ligação entre esses dois saberem através da produção de contos populares e cordéis. 
          As histórias foram produzidas tomando como referência o relato dos moradores acerca de acontecimentos ocorridos no bairro. Os textos e ilustrações produzidos pelos estudantes resultou em um livro que está disponível na biblioteca da escola com o título: "Contos Populares e Cordéis do Bairro Espinheiros".
          O projeto foi destaque no Jornal da Educação na edição de outubro de 2015 e na aula de hoje com o 6º ano A foi realizada a leitura de vários textos do livro, bem como a apreciação das ilustrações.



PROJETO: "A RELAÇÃO DO HOMEM COM O MAR" 2013

"A Relação do Homem com o Mar" foi um projeto desenvolvido no ano de 2013 com estudantes dos sétimos anos que tinha como objetivo estabelecer um estudo comparativo entre o Império Romano, cuja trajetória histórica foi marcada pela sua relação com o Mar Mediterrâneo e os moradores do Bairro Espinheiros que desenvolveram-se às margens da Baía da Babitonga.
O vídeo foi produzido pela estudante de jornalismo do Ielusc Naiara Larsen

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

PROJETO: "OS GUARDIÕES DOS SAMBAQUIS" 2014


          O projeto buscou conscientizar a comunidade do bairro Espinheiros sobre a importância histórica e arqueológica dos Sambaquis. O vídeo acima foi produzido pela equipe de filmagem da Fundação Victor Civita.