Seminário
Objetivos:
•Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está
o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na
transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a
respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
Atividade:
• Escolher um dos temas propostos e apresentar para a classe, apoiando-se
numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet,
revistas especializadas, vídeos e outros.
• Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o
discurso do apresentador, que deve ter um cuidado especial com a postura,
evitando gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a
situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se
tornar monótono e, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
• Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como:
cartazes, apostilas, retro projetor, data show, entre outros.
• Para o planejamento devem ser levadas em consideração as características
do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e
conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
Temas:
• As drogas na adolescência;
• O cigarro;
• O álcool;
• O lado bom da internet;
• O lado ruim da internet.
Objetivos:
•Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está
o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na
transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a
respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
Atividade:
• Escolher um dos temas propostos e apresentar para a classe, apoiando-se
numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet,
revistas especializadas, vídeos e outros.
• Produção de um esquema contendo informações sucintas que nortearão o
discurso do apresentador, que deve ter um cuidado especial com a postura,
evitando gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a
situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se
tornar monótono e, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
• Procurar enriquecer o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como:
cartazes, apostilas, retro projetor, data show, entre outros.
• Para o planejamento devem ser levadas em consideração as características
do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e
conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
Temas:
• As drogas na adolescência;
• O cigarro;
• O álcool;
• O lado bom da internet;
• O lado ruim da internet.
Teatro
Turmas: 9º ano B, C,e D
Profª:Liliane Valentini
FUNÇÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO:Trabalhar com o teatro na sala de aula, não apenas fazer os alunos assistirem as peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a imposição de voz, o entrosamento com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade,incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas,reportagens, ajuda os alunos a se desinibirem e adquirirem autoconfiança, estimula a imaginação e a organização do pensamento, enfim, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o teatro estimula o indivíduo no seu desenvolvimento mental e psicológico, sendo considerado como base da educação criativa.
ESTRATÉGIA:
Os alunos selecionaram, durante as aulas de leitura na biblioteca, alguns contos, crônicas e outras histórias para leitura prévia, despretensiosa.Depois foram analisando qual poderia ser apresentada para a turma, de forma individual ou coletiva, através de teatro ou contação de história.Também prepararam o cenário, cuidaram do figurino e da sonoplastia durante as apresentações que aconteceram na biblioteca durante o mês de novembro.
Peça: A bruxinha que era boa- 9º ano B
Peça: A casa da serra- 9º ano B
Peça: A princesa vampira- 9º ano B
Peça: Os diálogos de todo dia- 9º ano B
Peça: João e Maria- 9º ano B
Peça: Alice no país das maravilhas- 9º ano C
Peça: As Marias- 9º ano C
Peça: Junto e misturado- 9º ano C
Peça: O macaco malandro- 9º ano C
Peça: O primeiro beijo- 9º ano D
Peça: Os três porquinhos- 9º ano D
Peça: Romeu e Julieta- 9º ano D
Jornal Escolar
Turmas: 9° anos B, C e D
Professora: Liliane S. Valentini
Realizar o jornal na escola é muito mais que divulgar informações, fazer propagandas e realizar um trabalho em grupo. Vai além disso, busca desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e escrita. É conhecer a realidade, os problemas locais e a cultura de um povo.
Por isso, nós como educadores, podemos utilizar os diferentes tipos de texto dos jornais para enriquecer a nossa prática pedagógica, bem como desenvolver um trabalho com qualidade onde com certeza nossos alunos encontrarão mais interesse e consequentemente, construirão conhecimentos significativos.
Vantagens de trabalhar o jornal escolar:
-aprendizagem natural da leitura e da escrita das palavras;
-sentido permanente da construção de frases corretas;
-aprendizagem da ortografia pela globalização e análise de palavras e frases ao mesmo tempo;
-sentido de responsabilidade pessoal e coletiva;
-produção de vários tipos de texto.
No 1° trimestre a turma do 9° ano A, orientados pela profa Luciana Martendal, desenvolveram seminário com temas tais como:
Sexualidade na adolescência;
Drogas e adolescência;
Literatura;
O poder da mídia na sociedade;
Tribos Urbanas;
Tecnologias;
Mercado de Trabalho;
Aquecimento global;
Influências culturais e linguísticas na língua portuguesa;
O seminário propiciou envolvimento, interesse e dedicação do estudantes em todas as etapas do trabalho.